sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Grêmio já 'inicia' confronto e acusa Flu de ser beneficiado pelos árbitros

Grêmio já 'inicia' confronto e acusa Flu de ser beneficiado pelos árbitros

Gaúchos, vice-líderes, e cariocas, líderes, se enfrentam na próxima quarta-feira, pela 31ª rodada do Brasileirão

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
247 comentários
Sport x Grêmio (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)Grêmio venceu em Recife, mas reclamou do juiz
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
O confronto entre Fluminense e Grêmio já começou. Mesmo que haja uma rodada inteira pela frente. Pelo menos para o clube gaúcho, que adotou um discurso de pressão sobre a arbitragem brasileira. De acordo com o diretor executivo de futebol Paulo Pelaipe, os erros só favorecem os cariocas. O dirigente quer vigilância por parte da comissão de arbitragem da CBF.
- Dentro de campo, os jogadores devem decidir o campeonato, não a arbitragem. O Fluminense está sendo muito favorecido. Foi contra o Bahia, contra o Botafogo. Queremos que a comissão fiscalize, olhe - pediu.
Além de apontar erros em partidas do Fluminense, Pelaipe disse que o Grêmio vem sendo prejudicado e citou lances da vitória da quinta-feira, sobre o Sport, por 3 a 1, na Ilha do Retiro.
- O Grêmio ganhou de três, mas poderia ser de cinco, por causa da bandeira. Nós não podemos nos calar. Não pode ter erros de arbitragem que favoreça só um clube. Não estou tirando os méritos. O Fluminense tem um grande treinador, um grande elenco - avaliou o dirigente.
O primeiro a se pronunciar foi o técnico Abel Braga. Sem querer entrar muito no assunto, o comandante do líder isolado do Brasileirão alfinetou Pelaipe.
- Quem falou? Não ouvi coisas boas desse senhor recentemente. Na última vez que ouvi falar desse cara ele estava preso. Tem que perguntar para o delegado então - resumiu o técnico em alusão ao episódio em que Pelaipe xingou um segurança do Engenhão antes da partida entre Flamengo e Grêmio.
Homem forte do futebol do Fluminense, o diretor executivo Rodrigo Caetano foi mais a fundo na questão e classificou como deselegante o comentário do rival. Ele lembrou que o Tricolor incomoda os adversários por estar na liderança isolada do Brasileirão e frisou mais uma vez que seu clube comenta apenas situações que acontecem em seus jogos.
- Essas declarações nos incomodam até porque temos um procedimento aqui no Fluminense de falar sobre supostos erros dos nossos jogos. Se nos sentirmos prejudicados, vamos falar. Mas nunca sobre os adversários. Temos que entender também que um time na liderança incomoda os concorrentes. Acho deselegante creditar uma campanha com números tão expressivos em benefício ou prejuízo da arbitragem. Resume de forma simples todo o nosso trabalho. Da mesma forma como Grêmio, Atlético-MG, São Paulo e Vasco, só para ficar nos times da parte da cima da tabela, no Fluminense também há planejamento, investimento, comprometimento, um patrocínio forte e um elenco qualificado. Somos o alvo por sermos os líderes, mas isso não vai tirar o nosso foco. Seguimos firmes em busca do título brasileiro - explicou Rodrigo.
Fluminense e Grêmio se enfrentam na próxima quarta-feira, pela 31ª rodada. Líder e vice estão separados por nove pontos (65 a 56). Antes, no entanto, no domingo, o Flu pega a Ponte Preta, e o Grêmio recebe o Botafogo. Os dois compromissos são às 18h30m.

Grêmio monta estratégia e espera selecionáveis de volta contra o Flu

Grêmio monta estratégia e espera selecionáveis de volta contra o Flu

Fernando e Moreno devem voltar de suas seleções no mesmo dia do jogo, na próxima quarta-feira. Antes, Tricolor encara o Botafogo no domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
23 comentários
Fernando, volante do Grêmio (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Fernando pode atuar diante do Fluminense
(Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Se o jogo contra o Fluminense, um confronto direto, pode ser encarado como uma "guerra", ele merece uma estratégia à altura. E a tática já está montada. Pelo menos quando o assunto é contar com os selecionáveis. Entregues às seleções brasileira e boliviana respectivamente, Fernando e Marcelo Moreno devem chegar a tempo e atuar na próxima quarta-feira.
Quando a dupla foi convocada, a expectativa é de que não houvesse tempo de seu aproveitamento. No entanto, a partida, válida pela 31ª rodada, ganhou força com a chegada do Grêmio à vice-liderança após a vitória sobre o Sport por 3 a 1, na Ilha do Retiro, nesta quinta. Os cariocas estão a nove pontos. Antes, porém, no domingo, o Grêmio enfrenta o Botafogo, e o Flu, a Ponte Preta.
- Nós vamos aproveitar os jogadores. Estamos trabalhando com as nossas estratégias. Conversamos muito, e os jogadores vão ficar à disposição do Luxemburgo. O Fernando, por exemplo chega na quarta, às 6h, em São Paulo, e vai estar no Rio de Janeiro à disposição do treinador no dia 17. Vai ter uma noite cansada, sim. O Moreno também. Eles vêm de uma longa viagem, mas estarão à disposição - avisa o diretor executivo de futebol Paulo Pelaipe.
Pela seleção brasileira, Fernando estará no grupo que, na terça, enfrenta o Japão em amistoso na Polônia. Já Moreno atuará pela Bolívia diante do Peru, nesta sexta-feira, e Uruguai, na terça.
Depois de passar a noite em Recife, o Grêmio, no começo da tarde, começa a viagem de volta a Porto Alegre. A chegada está prevista para as 18h25m. Há treino na manhã de sábado. O jogo contra o Botafogo ocorre às 18h30 de domingo, no Olímpico.

Em dia de tietagem, Zé Roberto treina e deve jogar contra o Botafogo

12/10/2012 13h04 - Atualizado em 12/10/2012 14h25

Em dia de tietagem, Zé Roberto treina e deve jogar contra o Botafogo

Argentino Bertoglio também participou dos trabalhos no Olímpico

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
11 comentários
Dia das crianças, feriado, sol e a vice-liderança. Uma combinação perfeita que impulsionou o torcedor gremista na manhã desta sexta-feira ao Estádio Olímpico. Não era jogo. Nem mesmo treino dos titulares. Mesmo assim, os gremistas invadiram o pátio do estádio para acompanhar os trabalhos dos jogadores que não participaram da importante vitória sobre o Sport, na Ilha do Retiro. A presença mais ilustre ficou por conta do meia Zé Roberto.
Zé Roberto meia Grêmio torcida (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Zé Roberto atende a torcida no pátio do Olímpico (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
O jogador, que ficou de fora do jogo no Recife por conta de um desconforto muscular, está recuperado e treinou bem no gramado suplemental ao lado dos atletas do Grêmio B, que disputa a Copa Hélio Dourado. Como não teve nenhuma lesão detectada, o meia deve estar em campo na partida contra o Botafogo, no domingo.

Outra novidade nos trabalhos desta manhã foi a presença de Bertoglio. O argentino realizou o primeiro trabalho com bola desde que voltou de lesão. Ele se movimentou bem e até marcou um belo gol de calcanhar.

Já Elano ainda terá de esperar um pouco mais. O meia apenas correu ao redor do gramado suplementar. Com um pequeno edema na coxa direita, ele não jogou na quinta-feira, mas ainda tem chances de estar em campo diante do Botafogo. O zagueiro Gilberto Silva não calçou chuteiras e parmaneceu no setor de fisioterapia durante toda a manhã.

Ao final dos trabalhos, o zagueiro pentacampeão do mundo, Zé Roberto e Elano atenderam com paciência os fãs que tomaram o pátio no dia das crianças.

Justiça aceita o pedido do MP e cancela teste da avalanche na Arena

12/10/2012 10h25 - Atualizado em 12/10/2012 15h38

Justiça aceita o pedido do MP e cancela teste da avalanche na Arena

Juiz argumentou não haver laudos e alvarás expedidos pelo poder público necessários para a realização do evento

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre
78 comentários
arena grêmio avalanche (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Torcida do Grêmio faria a avalanche no setor norte
da Arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
A Justiça aceitou o pedido do Ministério Público e o primeiro teste da "avalanche" na Arena do Grêmio está cancelado. O evento seria realizado no próximo domingo nas arquibancadas do novo estádio do clube, localizado no bairro Humaitá. A ação cautelar estipula multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento da decisão judicial.

O juiz Felipe Keunecke de Oliveira argumentou não haver laudos e alvarás expedidos pelo poder público necessários para a realização do teste. O pedido do Ministério Público foi assinado pelos promotores Promotores de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística Norberto Cláudio Pâncaro Avena e Fábio Roque Sbardellotto.

A ideia do Grêmio era testar a arquibancada no anel inferior do Setor Norte, onde não haverá cadeiras, para o torcedor poder realizar a ‘avalanche’, tradicional movimento realizado em momentos de gols no Olímpico. O espaço poderá receber até 8 mil pessoas em jogos, mas o clube projetava 2,5 mil fãs no evento de domingo, que começaria às 13h. De acordo com a decisão judicial, ficam mantidas as visitas agendadas por torcedores na Arena.

Em nota oficial, o Grêmio afirmou que "acata, por ora, a decisão judicial":

- O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa que foram tomadas todas as medidas de segurança necessárias à realização do evento e lamenta a postura adotada pelo Ministério Público Estadual, na medida em que ajuizou uma demanda alegando a existência de risco sem um exame concreto e in loco dos procedimentos que seriam adotados. Considerando que a decisão foi proferida já em regime de plantão que, diante do feriadão, os laudos, vistorias e documentos complementares solicitados não poderão ser obtidos em tempo hábil, por ora, o Grêmio acatará a decisão judicial, ficando a realização da primeira avalanche na Arena postergada a uma nova data - diz o texto.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Com novo técnico, Sport recebe o Grêmio, que tem cinco desfalques

Com novo técnico, Sport recebe o Grêmio, que tem cinco desfalques

Sérgio Guedes estreia com a missão de livrar pernambucanos do rebaixamento. Luxa tenta superar ausências por chance de título

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
46 comentários
Sport e Grêmio farão um confronto de contrastes nesta quinta-feira, às 21h, na Ilha do Retiro, pela 29ª rodada do Brasileirão. Enquanto o time pernambucano está renovado pela estreia do técnico Sérgio Guedes, o gaúcho precisará superar o remendo na escalação, afinal, atuará sem cinco titulares. É assim que cada um buscará seus objetivos, respectivamente: a fuga do rebaixamento e a manutenção da chance de título.
Caberá, então, a Sérgio Guedes, contratado junto ao XV de Piracicaba, o terceiro técnico do Leão no Nacional, comandar o time nas últimas dez rodadas. Em 17º lugar, com 27 pontos, tem 79% de chances de cair à Série B, segundo o matemático Tristão Garcia. Só ganhando poderá se aproximar do Coritiba, o primeiro time fora do Z-4 – a desvantagem é de cinco pontos – e manter-se à frente do Palmeiras, o 18º com um a menos.
A tática é ir ao ataque. Felipe Azevedo foi recuado ao meio para a entrada de Gilberto. Situação bem diferente da do Grêmio. Por lesões e convocações, Vanderlei Luxemburgo terá cinco desfalques. Irá apostar na força do grupo para continuar na parte de cima da tabela – é o atual terceiro com 53 pontos.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O SporTv transmite para todo o Brasil à exceção de Pernambuco, onde o Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra o jogo ao vivo da Ilha do Retiro.

header as escalações 2
Sport: ao assumir o Sport, Sérgio Guedes fez questão de antecipar que escalará times ofensivos. Optou por um quarteto que, na sua avaliação, pode decidir a partida. Além de recuar o atacante Felipe Azevedo para auxiliar Hugo no meio-campo, o comandante promoveu o retorno de Gilberto ao time titular para formar a dupla de ataque com Gilsinho. Na defesa, Edcarlos perde a vaga para Ailson. Com isso, o Leão entrará em campo com: Magrão; Cicinho; Bruno Aguiar, Ailson e Renê; Rithely, Moacir, Hugo e Felipe Azevedo; Gilsinho e Gilberto.
Grêmio: Luxa nunca teve tantas baixas no Grêmio. Com Elano e Zé Roberto com problemas na coxa direita, optou por Léo Gago e Marquinhos. Manteve Marco Antonio na vaga de Fernando, agora na Seleção, e Naldo, no posto do ainda machucado Gilberto Silva. A última troca é Marcelo Moreno (defendendo a Bolívia) por Leandro. Treinou uma única vez este time modificado antes da viagem a Recife: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Souza, Léo Gago, Marco Antonio e Marquinhos; Leandro e Kleber.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Sport: suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o zagueiro Diego Ivo e o volante Tobi são os principais desfalques do Sport para a partida. Willian Rocha ainda se recupera de uma lesão no joelho. Rivaldo segue com uma pubalgia e também está fora de jogo.
Grêmio: Elano e Zé Roberto são as ausências mais recentes, ambos com dores musculares na coxa direita. Ao se juntar a Gilberto Silva (lesão na coxa direita), Fernando (Seleção) e Marcelo Moreno (seleção da Bolívia), a dupla elevou para cinco o número de desfalques titulares. O departamento médico conta ainda com Facundo Bertoglio, Fábio Aurélio e Saimon.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Sport: Cicinho, Gilberto, Henrique, Hugo e Willian Rocha.
Grêmio: Anderson Pico, Elano, Kleber, Marcelo Grohe, Naldo, Rondinelly, Vilson e Zé Roberto.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Francisco Carlos do Nascimento (Fifa/AL) apita a partida, auxiliado por Lilian da Silva Fernandes Bruno (Fifa/RJ) e Marrubson Melo Freitas (DF). Francisco Nascimento arbitrou nove jogos no Brasileirão, marcou 308 faltas (média de 34,2 por jogo), aplicou 47 amarelos (média de 5,2 por jogo), dois vermelhos (média de 0,22 por jogo) e três pênaltis (média de 0,33 por jogo). O campeonato tem média de 4,9 amarelos, 0,29 vermelho, 36,7 faltas e 0,21 pênalti. O árbitro apitou um jogo dos pernambucanos na Série A deste ano: Sport 2 x 1 Santos, pela 21ª rodada.

header fique de olho 2
Sport:
quando chegou ao Sport, o atacante Gilberto afirmou que seria a solução para o problema de falta de gols. O atleta, no entanto, só conseguiu marcar três vezes. Após um longo período no banco de reservas, o centroavante volta a ter uma oportunidade entre os titulares.
Grêmio: improvisado como volante na vitória sobre o Cruzeiro, Marco Antonio teve ótima atuação. Deu passe para o gol de Marcelo Moreno. Agora, ao atuar como meia, a sua posição de origem, estará mais perto do gol para arriscar seus chutes, a marca registrada no campeonato: tem dois gols neste fundamento.

header o que eles disseram

Bruno Aguiar, zagueiro do Sport: “Precisamos vencer. Não importa o placar e nem como iremos jogar. Mas temos que vencer, pois jogamos em casa”.
Léo Gago, volante do Grêmio: “O jogo é muito difícil. Eles vão vir com tudo pois vivem situação complicada, mas nós também precisamos da vitória. Nosso foco é a Libertadores, mas estamos olhando lá para cima: ainda temos chance de título".
header números e curiosidades
* Em 32 jogos pelo Campeonato Brasileiro da Série A, o Grêmio ganhou 18, o Sport seis e ainda houve oito empates.
* O Sport tem o pior ataque na edição 2012, com 24 gols marcados em 28 rodadas disputadas. O Grêmio, por sua vez, marcou 40 gols, o 5º melhor ataque do torneio até o início da rodada.
* Sem ganhar nos últimos dois jogos, o Sport amarga a 17ª posição desde a 21ª rodada. O Grêmio, que só perdeu um jogos nos últimos 11, está em terceiro desde a 19ª.
* Veja o histórico do confronto no Futpedia.

header último confronto v2
 Em 18 de julho, o Grêmio derrotou o Sport por 3 a 1, no Olímpico, e confirmou a recuperação no campeonato – vinha de vitória diante do Cruzeiro. A tarefa, porém, não foi fácil. Ao sair atrás no placar, gol de Felipe Azevedo, só conseguiu encaminhar o resultado com a ajuda de um reserva: Leandro, que marcou dois gols. Marcelo Moreno marcou o outro.

Após primeira convocação, Julio Cesar espera retomada de titularidade

Após primeira convocação, Julio Cesar espera retomada de titularidade

Lateral-esquerdo deve ficar no banco de reservas contra o Sport, nesta quinta, na Ilha do Retiro

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
3 comentários
julio cesar grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Julio Cesar deve ficar no banco de reservas
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
A temporada de Julio Cesar é feita de etapas. Depois de o tratamento contras as dores no joelho esquerdo não dar certo, o lateral-esquerdo precisou passar por cirurgia. E parou de fazer projeções. Agora, após ser relacionado a uma partida depois de seis meses, espera a retomada da titularidade no Grêmio.
Esta é a mais nova etapa a ser superada pelo atleta. Chamado por Vanderlei Luxemburgo para o jogo contra o Sport, nesta quinta-feira, às 21h, ele deseja primeiro entrar durante a partida e, até o final do ano, retomar a posição.
- Anderson Pico vem atuando muito bem. É um amigo que tenho e quem ganha com isso é o Grêmio. Todas as posições são disputadas de forma sadia. Elenco que quer chegar tem que ter esse tipo de disputa. Tenho que esperar a oportunidade. Estar preparado e quando a chance aparecer mostrar que estou preparado – disse o camisa 15.
Faltando dez rodadas no Nacional e até sete na Sul-Americana, o Julio Cesar admite ter pouco tempo. A felicidade de ter curado a lesão o faz sonhar:
- Tenho que esperar a oportunidade. Quando a chance aparecer tenho de mostrar que estou preparado. Estou muito feliz por não ter sentido nada nas partidas que disputei (pelo time B).O importante é que voltei sem dor. Agora é consequência do trabalho.
Em terceiro lugar com 53 pontos, o Grêmio projeta superar o Leão para continuar no encalço do líder Fluminense. Luxa terá cinco desfalques: Gilberto Silva, Fernando, Elano, Zé Roberto e Marcelo Moreno.

Mesmo com Grêmio há 21 jogos no G-4, Léo Gago não vê vaga garantida

Mesmo com Grêmio há 21 jogos no G-4, Léo Gago não vê vaga garantida

Volante participou de treino recreativo em Recife, o último antes de partida contra o Sport

Por GLOBOESPORTE.COM Recife
8 comentários
Léo Gago, volante do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Léo Gago atuará na vaga de Fernando
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
O Grêmio está há 21 rodadas no G-4, 19 delas seguidas, o que dá um total de 75% de participação na zona da Libertadores nos 28 jogos do Brasileirão. Mesmo com tal retrospecto, a vaga ao torneio sul-americano não é uma tendência. Nem forte possibilidade. Tampouco uma certeza. Ao menos para o volante Léo Gago.
Titular contra o Sport, quinta-feira, às 21h, na Ilha do Retiro, o volante faz questão de alertar para o risco de se deixar levar pela boa fase do time. Ao entender que as últimas dez rodadas podem trazer surpresas, o camisa 8 incorpora o discurso no Olímpico de pensar jogo a jogo:
- É cedo dizer que estamos garantidos na Libertadores. Não estamos lá e nem estamos sem chances de título. Futebol é muito imprevisível.
Em terceiro com 53 pontos, o Grêmio está nove atrás do líder Fluminense. Três longe do segundo Atlético-MG e os mesmos três à frente do Vasco, o quarto. O São Paulo, o quinto colocado, tem sete a menos.
Léo Gago, assim como todo o grupo, participou do último treino antes do jogo, na tarde desta quarta-feira, no CT do Náutico, em Recife. Ao comandar um trabalho recreativo, o tradicional rachão, Vanderlei Luxemburgo não indicou escalação. O time deve ser o mesmo treinado na terça-feira no Olímpico: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Souza, Léo Gago, Marco Antonio e Marquinhos; Leandro e Kleber. Gilberto Silva, Elano e Zé Roberto têm problemas musculares. Fernando e Marcelo Moreno defendem as seleções de seus países.

Kleber e Leandro formam dupla de ataque 'custo-benefício' no Grêmio Apesar de terem atuado juntos por apenas 312 minutos e nunca formarem dupla titular no Brasileirão, atacantes construíram três gols Por Tomás Hammes Porto Alegre 12 comentários kleber grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Kleber tem cinco gols no Brasileirão (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA) Nada de centroavante fixo contra o Sport. Vanderlei Luxemburgo preferiu dois jogadores de movimentação para enfrentar a pressão da Ilha do Retiro nesta quinta-feira, às 21h, pela 29ª rodada do Brasileirão. Sem poder contar com Marcelo Moreno, o técnico do Grêmio colocará Leandro ao lado de Kleber no ataque. E a dupla, apesar do pouco tempo em que esteve reunida, já demonstrou sintonia e construíram três gols. Dos 28 confrontos do Tricolor no Nacional, eles estiveram em alguns minutos juntos em nove partidas, mas jamais começaram um jogo. O total somado acumula 312 minutos, pouco mais de três duelos. A primeira vez que a dupla esteve em campo simultaneamente ocorreu no dia 18 de julho, na vitória de 3 a 1 sobre o Sport. Leandro entrou aos 14 minutos do segundo tempo e marcou dois gols naquela ocasião. E, em ambos, com a participação do Gladiador. Kleber e Leandro Atuaram 312 minutos juntos Construíram três gols Kleber - 22 j /5 gols/ 1 assist. Leandro - 13 j / 5 gols / 1 assist. O primeiro ocorreu aos 27. Após cruzamento de Tony, Kleber obrigou Magrão a fazer uma grande defesa em sua cabeçada. No rebote, entretanto, o camisa 21 não perdoou. Sete minutos depois, Kleber passou para Elano, que deu a assistência para Leandro ampliar. A harmonia entre os atacantes voltou a aparecer no triunfo por 2 a 0 em cima do Náutico, no dia 13 de setembro. Na ocasião, Leandro entrou no intervalo no lugar de Marquinhos. Já nos descontos, aos 47 minutos, ele arrancou pela esquerda e cruzou. Marcelo Moreno fez o corta-luz e deixou para Kleber anotar o segundo tento tricolor. Será a primeira vez no certame que a dupla iniciará uma partida no Brasileirão. No campeonato, Kleber acumula 22 jogos, tendo dado uma assistência e anotado cinco gols. Leandro disputou 13, mas soma o mesmo número de gols e assistências que o camisa 30.

Kleber e Leandro formam dupla de ataque 'custo-benefício' no Grêmio

Apesar de terem atuado juntos por apenas 312 minutos e nunca formarem dupla titular no Brasileirão, atacantes construíram três gols

Por Tomás Hammes Porto Alegre
12 comentários
kleber grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Kleber tem cinco gols no Brasileirão (Foto: Lucas
Uebel/Grêmio FBPA)
Nada de centroavante fixo contra o Sport. Vanderlei Luxemburgo preferiu dois jogadores de movimentação para enfrentar a pressão da Ilha do Retiro nesta quinta-feira, às 21h, pela 29ª rodada do Brasileirão. Sem poder contar com Marcelo Moreno, o técnico do Grêmio colocará Leandro ao lado de Kleber no ataque. E a dupla, apesar do pouco tempo em que esteve reunida, já demonstrou sintonia e construíram três gols.
Dos 28 confrontos do Tricolor no Nacional, eles estiveram em alguns minutos juntos em nove partidas, mas jamais começaram um jogo. O total somado acumula 312 minutos, pouco mais de três duelos.
A primeira vez que a dupla esteve em campo simultaneamente ocorreu no dia 18 de julho, na vitória de 3 a 1 sobre o Sport. Leandro entrou aos 14 minutos do segundo tempo e marcou dois gols naquela ocasião. E, em ambos, com a participação do Gladiador.
Kleber e Leandro

Atuaram 312 minutos juntos
Construíram três gols

Kleber - 22 j /5 gols/ 1 assist.
Leandro - 13 j / 5 gols / 1 assist.
 
O primeiro ocorreu aos 27. Após cruzamento de Tony, Kleber obrigou Magrão a fazer uma grande defesa em sua cabeçada. No rebote, entretanto, o camisa 21 não perdoou. Sete minutos depois, Kleber passou para Elano, que deu a assistência para Leandro ampliar.
A harmonia entre os atacantes voltou a aparecer no triunfo por 2 a 0 em cima do Náutico, no dia 13 de setembro. Na ocasião, Leandro entrou no intervalo no lugar de Marquinhos. Já nos descontos, aos 47 minutos, ele arrancou pela esquerda e cruzou. Marcelo Moreno fez o corta-luz e deixou para Kleber anotar o segundo tento tricolor.
Será a primeira vez no certame que a dupla iniciará uma partida no Brasileirão. No campeonato, Kleber acumula 22 jogos, tendo dado uma assistência e anotado cinco gols. Leandro disputou 13, mas soma o mesmo número de gols e assistências que o camisa 30.

Apesar de terem atuado juntos por apenas 312 minutos e nunca formarem dupla titular no Brasileirão, atacantes construíram três gols

Por Tomás Hammes Porto Alegre
12 comentários
kleber grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Kleber tem cinco gols no Brasileirão (Foto: Lucas
Uebel/Grêmio FBPA)
Nada de centroavante fixo contra o Sport. Vanderlei Luxemburgo preferiu dois jogadores de movimentação para enfrentar a pressão da Ilha do Retiro nesta quinta-feira, às 21h, pela 29ª rodada do Brasileirão. Sem poder contar com Marcelo Moreno, o técnico do Grêmio colocará Leandro ao lado de Kleber no ataque. E a dupla, apesar do pouco tempo em que esteve reunida, já demonstrou sintonia e construíram três gols.
Dos 28 confrontos do Tricolor no Nacional, eles estiveram em alguns minutos juntos em nove partidas, mas jamais começaram um jogo. O total somado acumula 312 minutos, pouco mais de três duelos.
A primeira vez que a dupla esteve em campo simultaneamente ocorreu no dia 18 de julho, na vitória de 3 a 1 sobre o Sport. Leandro entrou aos 14 minutos do segundo tempo e marcou dois gols naquela ocasião. E, em ambos, com a participação do Gladiador.
Kleber e Leandro

Atuaram 312 minutos juntos
Construíram três gols

Kleber - 22 j /5 gols/ 1 assist.
Leandro - 13 j / 5 gols / 1 assist.
 
O primeiro ocorreu aos 27. Após cruzamento de Tony, Kleber obrigou Magrão a fazer uma grande defesa em sua cabeçada. No rebote, entretanto, o camisa 21 não perdoou. Sete minutos depois, Kleber passou para Elano, que deu a assistência para Leandro ampliar.
A harmonia entre os atacantes voltou a aparecer no triunfo por 2 a 0 em cima do Náutico, no dia 13 de setembro. Na ocasião, Leandro entrou no intervalo no lugar de Marquinhos. Já nos descontos, aos 47 minutos, ele arrancou pela esquerda e cruzou. Marcelo Moreno fez o corta-luz e deixou para Kleber anotar o segundo tento tricolor.
Será a primeira vez no certame que a dupla iniciará uma partida no Brasileirão. No campeonato, Kleber acumula 22 jogos, tendo dado uma assistência e anotado cinco gols. Leandro disputou 13, mas soma o mesmo número de gols e assistências que o camisa 30.

sábado, 6 de outubro de 2012


Grêmio recebe o Cruzeiro em busca de reaproximação com a ponta

O Grêmio quer dar fim ao seu maior jejum devitórias no atual Campeonato Brasileiro neste fim de semana. Após empatar suas últimas três partidas, o time gaúcho recebe o Cruzeiro, no Olímpico, neste sábado, buscando reaproximar-se dos líderes Fluminense e Atlético-MG. Na terceira colocação, a distância no momento é de três pontos para o Galo e nove para o Tricolor Carioca.
O técnico Vanderlei Luxemburgo promoverá uma mudança no esquema da equipe para a partida deste final de semana: a entrada do meia Marco Antônio no lugar do volante Fernando. O propósito é não apenas deixar a equipe mais ofensiva, mas também o de testar uma nova formação para as próximas, já que o clube perderá seu centromédio para a seleção brasileira nos jogos contra Sport, Botafogo e Fluminense.
“Sou um jogador de menos marcação que o Fernando. Mas estou à disposição para ajudar em qualquer situação. Se para esse jogo o Luxemburgo está planejando a equipe assim, a minha obrigação é responder à altura”, destaca Marco Antônio, que deve atuar como segundo volante, à frente de Souza e atrás dos meias Elano e Zé Roberto, confirmados para a partida.
Na zaga, a ausência é o capitão Gilberto Silva. Com um edema na coxa, o pentacampeão dará lugar a Naldo, que fará dupla com Werley. De resto, a equipe terá todos os titulares à disposição. O centroavante Marcelo Moreno, que marcou dois gols contra o Cruzeiro nos 3 a 1 aplicados pelo Grêmio no primeiro turno, não treinou nesta quinta-feira devido a fortes dores de garganta, mas vai para o jogo.
Amargando um jejum de seis jogos sem vitória no Brasileiro, o Cruzeiro quer acabar com a série negativa, mas os jogadores da Raposa sabem que a missão não será das mais fáceis. Ciente das dificuldades, o avante Anselmo afirma que o time celeste tem atuando bem mesmo sem vencer os jogos e que a equipe precisa manter a mesma pegada da partida contra o Inter para derrotar o Grêmio.
“Conseguimos fazer um bom jogo contra o Internacional, anulamos a equipe deles. Esperamos fazer o mesmo contra o Grêmio, só que vencendo. Marcando sob pressão, como temos feito nos últimos jogos, não deixar o time deles jogar. A torcida vai pedir para o Grêmio sair para jogar, e temos que aproveitar isso para fazer os gols”, disse.
Pela primeira vez desde o início do Brasileiro, o técnico Celso Roth terá a oportunidade de repetir a mesma formação da rodada anterior. O comandante cruzeirense não perdeu nenhum jogador por motivo de suspensão ou lesão e a tendência e mandar a campo o mesmo time que empatou contra o Inter, em Varginha.
O avante Wellington Paulista, que ficou fora contra o Colorado por motivo de lesão, está recuperado, mas vai ficar como opção no banco de reservas. O desempenho de Anselmo Ramon agradou Celso Roth, que já havia manifestado a vontade de dar uma sequência de jogos para o atleta, que não estava sendo aproveitado.

FICHA TÉCNICA 
GRÊMIO X CRUZEIRO
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS) 
Data: 6 de outubro de 2012, sábado 
Horário: 18h30 (de Brasília) 
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA) 
Assistentes: Alessandro Rocha Matos (Fifa-BA) e Rogério Pablos Zanardo (SP)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Souza, Marco Antônio, Elano e Zé Roberto; Kléber e Marcelo Moreno. 
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
CRUZEIRO: Fábio, Ceará, Léo, Thiago Carvalho e Everton; Leandro Guerreiro, Diego Arias, Marcelo Oliveira e Montillo; Borges e Anselmo Ramon 
Técnico: Celso Roth


terça-feira, 2 de outubro de 2012

 Nossa pagina no Facebook aee Grêmistada  :  http://www.facebook.com/Gremio.Futebol.Portoalegrense?ref=ts&fref=ts#!/mundo.gremista.9

De 'quebra galho' a protagonista, Pará pensa em vida longa no Grêmio

02/10/2012 08h00 - Atualizado em 02/10/2012 08h00

De 'quebra galho' a protagonista, Pará pensa em vida longa no Grêmio

Lateral-direito, emprestado pelo Santos, comemora nova fase no time de Vanderlei Luxemburgo

Por Hector Werlang Porto Alegre
18 comentários
pará lateral grêmio portuguesa brasileirão (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Pará é o dono da lateral-direita do Grêmio
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Pará mudou de status no Grêmio. Contratado no começo do ano, encontrou três companheiros na sua frente na lateral direita. Nem fato de ter sido indicado por Vanderlei Luxemburgo o livrou de improvisações no lado esquerdo ou como volante. Penou, foi criticado e só começou a viver boa fase ao retomar a posição original. Tal situação o faz pensar no futuro: quer vida longa no Olímpico.
Tudo começou a mudar diante do São Paulo, em 12 de agosto, vitória por 2 a 1 fora de casa. Diante da dificuldade de Edilson marcar atacantes contra Bahia e Ponte Preta, Luxa trocou os atletas de lado – Anderson Pico seria efetivado como lateral-esquerdo, dez dias depois, contra o Coritiba pela Sul-Americana. O ápice aconteceu neste domingo ao marcar Neymar no empate com o Santos. Partida que só atuou após o clube pagar multa, afinal, está emprestado: saiu o quebra galho e entrou o protagonista.
- Cheguei aqui para ajudar, mas com uma história de ter atuado em três outras posições. Por isto, estava no lado esquerdo. Melhorei o desempenho pois agora estou atuando de forma mais natural: chego à linha de fundo e cruzo. Antes, como sou destro, procurava enquadrar o corpo e mudar de perna. Se erra, a torcida e a imprensa pegam pesado. Então, estava priorizando mais a marcação – comentou o camisa 31.
O reconhecimento passou a vir do público. A desconfiança diminuiu e abriu espaço ao incentivo.
- Sinto isso do torcedor. Ele sempre nos apoia. E isso faz a gente se sentir em casa. Dá vontade de ficar aqui por mais tempo – completou o atleta, com 41 partidas disputadas, e até uma cirurgia no joelho direito pelo Tricolor.
Emprestado até 31 de dezembro, Pará ainda não sabe qual será seu futuro. Acredita que a definição sairá após o Brasileirão, afinal, tem ainda sete meses de contrato com o Peixe. Até lá, batalhará para manter o status de protagonista.

Olho no retrovisor: Grêmio vê Vasco perto, mas aposta em 'lição de casa'

02/10/2012 18h45 - Atualizado em 02/10/2012 18h58

Olho no retrovisor: Grêmio vê Vasco perto, mas aposta em 'lição de casa'

Pará e Souza falam da importância de ganhar do Cruzeiro, sábado, por retomada no Brasileirão

Por Hector Werlang Porto Alegre
Comente agora
Souza e Pará treinam fisicamente no Olímpico (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Souza e Pará treinam fisicamente no Olímpico
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Se o Grêmio não considera a vantagem de três pontos do Atlético-MG instransponível, o raciocínio serve para a mesma desvantagem que o Vasco tem em relação ao Grêmio. A contextualização da pontuação da turma de cima do Brasileirão foi feita por Pará e Souza, nesta terça-feira, em entrevista coletiva no Olímpico, e serve como alerta para não perder a gordura na luta pelo título e de vaga à Libertadores.
- É complicado. O Vasco fez a lição de casa e nós deixamos de fazer. O campeonato é difícil, então, temos de nos recuperar no sábado – comentou Pará.
A partida contra o Cruzeiro, às 18h30m, no Olímpico, portanto, é encarada como retomada na competição após o empate diante do Santos - na mesma rodada, o Vasco ganhou do Figueirense. Até porque o time carioca, no mesmo dia, mas às 16h20m, desafia o lanterna Atlético-GO. Por ter duas vitórias a mais, o Tricolor não corre risco de ser ultrapassado.
- É normal pois as equipes são muito iguais. Às vezes perdemos, empatamos. Acontece. Não nos preocupa nem um pouco. Temos que tentar reverter a situação. Vamos nos concentrar para vencer – completou Souza.
Em terceiro lugar com 50 pontos, o Grêmio está três atrás do Galo (segundo) e três à frente do clube Carioca (quarto) - esta vantagem chegou a ser de cinco. O líder Fluminense tem 59. Os quatro primeiros se classificam ao torneio sul-americano.
- Faltam 11 rodadas. Já colocamos na cabeça que temos que nos manter entre os quatro, de preferência entre os dois primeiros – acrescentou Pará.
O Grêmio volta a treinar nesta quarta-feira em dois turnos. Há trabalhos ainda na quinta e na sexta.

Bertoglio adia integração ao grupo e retoma treinos físicos no Grêmio


02/10/2012 17h12 - Atualizado em 02/10/2012 17h15

Bertoglio adia integração ao grupo e retoma treinos físicos no Grêmio

Argentino fez exercícios no vestiário sob orientação de Antonio Mello e ainda não tem previsão de retorno ao elenco de Vanderlei Luxemburgo

Por Hector Werlang Porto Alegre
25 comentários
Bertoglio treina no Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)Bola para Bertoglio? Ainda não...
(Foto: Lucas Uebel/Divulgação, Grêmio)
A terça-feira começou com a expectativa da volta de Bertoglio aos treinos com o grupo do Grêmio. Porém, a migração do processo de recuperação de lesão na coxa esquerda para a retomada da forma física iniciou com trabalhos restritos no vestiário do Olímpico. Depois de 45 dias de molho, o atacante ainda não tem previsão de retorno.

- Ele fez circuito, trabalhos específicos e arrancadas no vestiário. Começou bem. Depois disso, vai ao campo. Só depois saberemos como será a evolução - explicou o preparador físico Antonio Mello.

O atleta argentino se machucou em 17 de agosto em jogo-treino contra o Novo Hamburgo. Era a reta final da pré-temporada fora de época após a prorrogação do empréstimo com o Dinamo de Kiev, da Ucrânia.

Nesta terça, o grupo de atletas se reapresentou após a folga de segunda-feira. Apenas reservas e quem não atuou os 90 minutos contra o Santos, domingo, fizeram trabalhos físicos no campo suplementar. Titulares foram reavaliados. Nesta quarta, há atividades em dois turnos. O Cruzeiro, sábado, é o próximo rival.