domingo, 23 de setembro de 2012

Dupla pentacampeã se reencontra: Ronaldinho Gaúcho e Gilberto Silva


23/09/2012 13h14 - Atualizado em 23/09/2012 13h14

Dupla pentacampeã se reencontra: Ronaldinho Gaúcho e Gilberto Silva

Ex-integrantes da 'Família Scolari' voltam a se enfrentar, em um duelo que pode alterar as primeiras colocações da tabela do Campeonato Brasileiro

Por Léo Simonini e Valeska Silva Belo Horizonte
Comente agora
Eles foram integrantes da 'Família Scolari', a Seleção Brasileira pentacampeã mundial em 2002, na Coreia do Sul e no Japão. Voltaram ao Brasil e reforçaram o fluxo de jogadores que deixaram a Europa para jogar no país de origem. Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG, e Gilberto Silva, do Grêmio, se reencontrarão neste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte, em uma partida que vale muito para as duas equipes. O Galo luta para se manter no encalço do Fluminense. Já o Tricolor Gaúcho, se vencer, roubará a segunda colocação do time mineiro.
Ronaldinho Gaúcho e Gilberto Silva Atlético-MG x Grêmio (Foto: Montagem sobre foto da Agência Estado)Ronaldinho Gaúcho e Gilberto Silva Atlético-MG x Grêmio (Foto: Montagem sobre foto da Agência Estado)
Não será a primeira vez que os dois ex-companheiros de Seleção se enfrentarão. A primeira foi ano passado. Gilberto já estava no Grêmio, e Ronaldinho defendia o Flamengo. Este ano, jogaram no estádio Olímpico - vitória mineira por 1 a 0, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Ou seja, não será nenhuma novidade o duelo dos dois em campo. Por isso, sabem bem o que terão de fazer. Para o meia atleticano, a missão será ultrapassar a barreira Gilberto Silva. Já o gremista terá o desafio de impedir que Ronaldinho faça o que sabe de melhor.
- Ele é imprevisível, superinteligente. Não adianta tentar antecipar o que ele pensa. Então, é tentar, acima de tudo, ter paciência para marcá-lo, avaliou o volante do Grêmio.
Gilberto Silva batendo pênalti como capital no Arsenal (Foto: Getty Images)Gilberto Silva, ainda no Arsenal (Foto: Getty Images)
Do outro lado, os elogios têm a mesma intensidade. Tanto quanto a preocupação de ultrapassar a marcação rigorosa e efetiva de Gilberto Silva.
- É um grande amigo, um dos melhores marcadores que tive a chance de jogar. Sei da dificuldade que vou encontrar dentro de campo, previu Ronaldinho.

Além dos elogios, os dois também têm em comum um passado de glórias. Campeões com a Seleção Brasileira e donos de títulos importantes na Europa, Ronaldinho Gaúcho e Gilberto Silva já se enfrentaram em uma final de Champions League, em 2006 - conquistada pelo Barça em cima do Arsenal. Agora, buscam rechear o currículo vitorioso com um inédito título brasileiro. Em relação ao jogo deste domingo, eles ainda dividem a mesma opinião: a de que não haverá um confronto direto entre eles.

- Não tem essa coisa do duelo particular, é uma equipe contra a outra, e todos em busca de fazer o melhor, destacou Ronaldinho.

- Não dá para priorizar a questão da marcação individual, é por setor. Lógico que, com todo cuidado, pois ele tem qualidade no passe, pode fazer uma jogada e deixar um colega na cara do gol, ressaltou Gilberto Silva.

Influência
Para Ronaldinho, só faltava a medalha olímpica no currículo, que não veio (Foto: Reprodução SporTV)Ronaldinho Gaúcho, com a camisa da Seleção
Brasileira (Foto: Reprodução / SporTV)
Além do currículo recheado, os dois pentacampeões carregam a responsabilidade de serem destaque no time que defendem. No Atlético-MG, todo dia, um jogador elogia o companheirismo e ressalta a importância de a equipe poder contar com Ronaldinho Gaúcho. No Grêmio, não é diferente. Algo que aumenta ainda mais a responsabilidade dos dois.
- O passado é importante, pois as pessoas te conhecem pelo que você fez e respeitam por isso. E quando junta essa história com aquilo que você é e faz, quando ajuda o time, se mostra disposto e respeitador, as pessoas te vêem de forma diferente. Hoje, sinto isso. Não só do torcedor, mas dentro do grupo. Você vira referência, com todo esse histórico e as atitudes dentro do grupo. Mas é uma conquista diária, observou Gilberto Silva.

No caso de Ronaldinho, ele tem recebido boa parte dos méritos pela campanha surpreendente do Galo no Brasileiro. Desde ao futebol privilegiado, até mesmo à influência positiva que exerce junto aos colegas.

- Estou muito feliz. O momento da equipe é muito bom, tenho podido ajudar com boas atuações, tenho feito o que gosto de fazer, que é dar assistências e criar boas jogadas. Enfim, estou feliz pelo momento e espero continuar assim até o fim do campeonato.

Constatações que fazem de Atlético-MG e Grêmio um dos jogos mais esperados, à esta altura, dacompetição naciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário